Imprimir

Print Friendly and PDF

QUAL A DATA DE HOJE?

Seja bem-vindo. Hoje é

GRATO PELA VISITA

10 de abril de 2015

A SANTA CEIA - A FESTA DAS BODAS DO CORDEIRO

APRENDENDO COM O EVANGELISTA LUCAS .

Num sábado, o Salvador entrou na casa de certo líder fariseu para tomar uma refeição. E as pessoas que estavam ali olhavam para Ele com muita atenção. Um homem, com as pernas e os braços inchados, chegou perto dele. E o Salvador perguntou aos mestres da Lei e aos fariseus

MESTRE DA LEI E FARISEU – O Nosso Salvador os chama de: HIPÓCRITAS, SERPENTES, RAÇA DE VÍBORAS, SEPULCRO CAIADO E MUITO MAIS.  
Eram os religiosos da época e os de hoje também.

– A nossa Lei permite curar no sábado ou não? 

Mas eles não responderam nada. Então o Salvador pegou o homem, curou-o e o mandou embora. Aí disse: 

– Se um filho ou um boi de algum de vocês cair num poço será que você não vai tirá-lo logo de lá, mesmo que isso aconteça num sábado? 

E eles não puderam responder. 

Certa vez o Salvador estava reparando como os convidados escolhiam os melhores lugares à mesa. Então fez esta comparação: 

– Quando alguém convidá-lo para uma festa de casamento, não sente no melhor lugar. Porque pode ser que alguém mais importante tenha sido convidado.

Então quem convidou você e o outro poderá dizer a você: “Dê esse lugar para este aqui.” Aí você ficará envergonhado e terá de sentar-se no último lugar. Pelo contrário, quando você for convidado, sente-se no último lugar. Assim quem o convidou vai dizer a você: “Meu amigo, venha sentar-se aqui num lugar melhor.” E isso será uma grande honra para você diante de todos os convidados. Porque quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido. 

LEMBRE-SE – As Escrituras estão nos mostrando algo que acontecerá no plano “ESPIRITUAL”.

Depois o Salvador disse ao homem que o havia convidado: 

– Quando você der um almoço ou um jantar, não convide os seus amigos, nem os seus irmãos, nem os seus parentes, nem os seus vizinhos RICOS. 

Porque certamente eles também o convidarão e assim pagarão a gentileza que você fez. Mas, quando você der uma festa, convide os POBRES, os ALEIJADOS, os COXOS e os CEGOS e você será abençoado. Pois eles não poderão pagar o que você fez, mas o Criador lhe pagará no dia em que as pessoas que fazem o bem ressuscitarem. 

A ISSO A ESCRITURA CHAMA DE “AMOR AO PRÓXIMO.

Um dos que estavam à mesa ouviu isso e disse para o Salvador: 

– Felizes os que irão sentar-se à mesa no Reino do Altíssimo! 

Então o Salvador lhe disse: 

– Certo homem convidou muita gente para uma festa que ia dar. Quando chegou a hora, mandou o seu empregado dizer aos convidados: “Venham, que tudo já está pronto!”. 

– Mas eles, um por um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse ao empregado: “Comprei um sítio e tenho de dar uma olhada nele. Peço que me desculpe.” 

– Outro disse: “Comprei cinco juntas de bois e preciso ver se trabalham bem. Peço que me desculpe.” 

– E outro disse: “Acabei de casar e por isso não posso ir.” 

– O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Ele ficou com muita raiva e disse: “Vá depressa pelas ruas e pelos becos da cidade e traga os POBRES, os ALEIJADOS, os CEGOS e os COXOS.” 

– Mais tarde o empregado disse: “Patrão, já fiz o que o senhor mandou, MAS AINDA ESTÁ SOBRANDO LUGAR.” 

– Aí o patrão respondeu: “Então vá pelas estradas e pelos caminhos e obrigue os que você encontrar ali a virem, a fim de que A MINHA CASA FIQUE CHEIA. Pois eu afirmo a vocês que nenhum dos que foram convidados provará o meu jantar!” 

ESTA SERÁ A GRANDE CEIA NA JERUSALÉM CELESTIAL. O GRANDE DIA DA FESTA DAS BODAS DO CORDEIRO. 

E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras do Criador.

 Certa vez uma grande multidão estava acompanhando o Salvador. Ele virou-se para eles e disse: 

– Quem quiser me acompanhar não pode ser meu seguidor se não me amar mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua esposa, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a si mesmo. Não pode ser meu seguidor quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhar. Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá. Se não fizer isso, ele consegue colocar os alicerces, mas não pode terminar a construção. Aí todos os que virem o que aconteceu vão caçoar dele, dizendo: “Este homem começou a construir, mas não pôde terminar!” 

– Se um rei que tem dez mil soldados vai partir para combater outro que vem contra ele com vinte mil, ele senta primeiro e vê se está bastante forte para enfrentar o outro. Se não fizer isso, acabará precisando mandar mensageiros ao outro rei, enquanto este ainda estiver longe, para combinar condições de paz. 

O Salvador terminou, dizendo: 

– Assim nenhum de vocês pode ser meu discípulo se não deixar tudo o que tem. 

– O sal é uma coisa útil; mas, se perde o gosto, deixa de ser sal. É jogado fora, pois não serve mais nem para a terra nem para O MONTE DE ESTERCO. Se vocês têm ouvidos para ouvirem, então ouçam. 

Certa ocasião, muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama chegaram perto do Salvador para o ouvir. Os fariseus e os mestres da Lei criticavam o Salvador, dizendo: 

– Este homem se mistura com gente de má fama e toma refeições com eles.
Então Jesus contou esta parábola: 

– Se algum de vocês tem cem ovelhas e perde uma, por acaso não vai procurá-la? 

 ASSIM, DEIXA NO CAMPO as outras noventa e nove e vai procurar a ovelha perdida até achá-la. Quando a encontra, fica muito contente e volta com ela nos ombros. Chegando à sua casa, chama os amigos e vizinhos e diz: “Alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha perdida.” 

OBSERVE: As noventa e nove “ovelhas” não ficaram presas no aprisco. Ficaram em pastos verdejantes.

– Pois eu lhes digo que assim também vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam se arrepender. 

O Salvador continuou: 

– Se uma mulher que tem dez moedas de prata perder uma, vai procurá-la, não é? Ela acende uma lamparina, varre a casa e procura com muito cuidado até achá-la. E, quando a encontra, convida as amigas e vizinhas e diz: “Alegrem-se comigo porque achei a minha moeda perdida.” 

– Pois eu digo a vocês que assim também os anjos do Pai se alegrarão por causa de um pecador que se arrepende dos seus pecados. 

 E o Salvador disse ainda: 

– Um homem tinha dois filhos. Certo dia o mais moço disse ao pai: “Pai, quero que o senhor me dê agora a minha parte da herança.” 

– E o pai repartiu os bens entre os dois. Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntou tudo o que era seu e partiu para um país que ficava muito longe. Ali viveu uma vida cheia de pecado e desperdiçou tudo o que tinha. 

– O rapaz já havia gastado tudo, quando houve uma grande fome naquele país, e ele começou a passar necessidade. Então procurou um dos moradores daquela terra e pediu ajuda. Este o mandou para a sua fazenda a fim de tratar dos porcos. Ali, com fome, ele tinha vontade de comer o que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. Caindo em si, ele pensou:
 
“Quantos trabalhadores do meu pai têm comida de sobra, e eu estou aqui morrendo de fome”! Vou voltar para a casa do meu pai e dizer: ‘Pai, pequei contra o Altíssimo e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho. 

Me aceite como um dos seus trabalhadores.“Então saiu dali e voltou para a casa do pai”. 

– Quando o rapaz ainda estava longe de casa, o pai o avistou. E, com muita pena do filho, correu, e o abraçou, e beijou. E o filho disse: “Pai, pequei contra o Criador e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho!”. 

APRENDEMOS QUE – Ao nos arrependermos dos nossos pecados, quais sejam a IMPIEDADE e a INIQUIDADE, o nosso Pai Celestial está sempre disposto a nos receber como ovelha.


Leia as Escrituras.