Imprimir

Print Friendly and PDF

QUAL A DATA DE HOJE?

Seja bem-vindo. Hoje é

GRATO PELA VISITA

13 de julho de 2014

CRIADOR NÃO MUDA DE IDEIA A RESPEITO DE QUEM ELE ESCOLHE E ABENÇOA.

O Apóstolo Paulo escreve aos Romanos.

Meus irmãos, desejo de todo o coração que o meu próprio povo seja salvo. E peço ao Pai em favor deles porque eu sou testemunha de que eles são muito dedicados ao Criador. Mas a dedicação deles não está baseada no verdadeiro conhecimento, pois eles não conhecem a maneira como o Pai aceita as pessoas e assim têm procurado conseguir isso da sua própria maneira. Eles rejeitaram o modo do Criador aceitar as pessoas.

Porque, com o Salvador, a lei chegou ao fim, e assim os que creem é que são aceitos pelo Pai.

Pois o que Moisés escreveu a respeito de as pessoas serem aceitas pelo Criador pela obediência à lei foi isto: “Viverá aquele que fizer o que a lei manda”.

Porém, quanto a ser aceito pelo Pai por meio da fé, Moisés diz o seguinte: “Não fique pensando assim: quem vai subir até o céu?”, isto é, para trazer o Salvador do céu.

Nem pergunte: Quem descerá ao mundo lá de baixo?”, isto é, para fazer com que o Salvador suba do mundo dos mortos.

O que Moisés diz é isto: “A mensagem do Pai está perto de você, nos seus lábios e no seu coração” — isto é, a mensagem de fé que anunciamos.

Se você disser com a sua boca: “O Salvador é Senhor” e no seu coração crer que o Criador ressuscitou o Messias, você será salvo.

Porque nós cremos com o coração e somos aceitos pelo Pai; falamos com a boca e assim somos salvos.

Porque as Escrituras dizem: “Quem crer nele não ficará desiludido”.

Isso vale para todos, pois não existe nenhuma diferença entre judeus e gentios. O Pai é o mesmo Soberano de todos e abençoa generosamente todos os que pedem a sua ajuda.

Como dizem as Escrituras: “Todos os que pedirem a ajuda do Pai serão salvos”.

Mas como é que as pessoas irão pedir se não crerem nele? E como poderão crer se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada?

E como é que a mensagem será anunciada, se não forem enviados mensageiros? As Escrituras dizem: “Como é bonito ver os mensageiros trazendo boas notícias!”

Mas nem todos aceitam a boa notícia do evangelho. Foi Isaías quem disse: “Senhor, quem creu na nossa mensagem”?

Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito do Salvador.

Mas eu pergunto: Será que eles não ouviram a mensagem? É claro que ouviram! Como dizem as Escrituras: “A voz deles se espalhou pelo mundo inteiro; as suas palavras alcançaram a terra toda”.

Eu pergunto ainda: Será que o povo de Israel não soube disso? Moisés foi o primeiro a dar uma resposta. Ele disse: “Eu farei com que vocês fiquem com ciúmes de um povo que não é uma nação; farei com que fiquem com raiva de uma nação de gente sem juízo”.

E Isaías foi mais corajoso ao anunciar o que o Criador disse: “Eu fui achado por aqueles que não me procuravam e apareci aos que não perguntavam por mim”.

Mas, a respeito de Israel, o Pai disse: “O dia inteiro eu abri os braços, pronto para receber um povo desobediente e rebelde”.

Então eu pergunto: Será que o Criador rejeitou o seu próprio povo? É claro que não! Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão e membro da tribo de Benjamim.

O Altíssimo não rejeitou o seu povo, que ele havia escolhido desde o princípio. Vocês sabem muito bem o que as Escrituras dizem naquele trecho em que Elias acusa o povo de Israel diante do Pai. Elias diz assim:

“Senhor, eles mataram os teus profetas e destruíram os teus altares. Eu sou o único que sobrou, e eles estão querendo me matar!”

O que foi que o Criador disse a ele? Ele disse: “Eu guardei para mim sete mil homens que não adoraram o deus Baal”.

A mesma coisa também acontece agora, isto é, por causa do favor imerecido do Pai, ainda existe um pequeno número daqueles que ele escolheu.

Essa escolha se baseia no favor imerecido do Criador e não no que eles fizeram. Porque, se a escolha do Pai se baseasse no que as pessoas fazem então a sua graça não seria a verdadeira graça.

E isso quer dizer que não foi o povo de Israel que encontrou o que estava procurando. Quem encontrou foi apenas um pequeno grupo que o Criador escolheu; os outros não quiseram ouvir o chamado do Altíssimo.

Como dizem as Escrituras: “Deus endureceu o coração e a mente deles; deu-lhes olhos que não podem ver e ouvidos que não podem ouvir até o dia de hoje”.

E Davi disse: “Que nas suas festas eles sejam apanhados e enganados, que eles caiam e sejam castigados”!

“Ó Pai, faze com que eles fiquem cegos e que fiquem sempre curvados debaixo do peso das suas dificuldades”!

Agora eu pergunto: Quando os judeus tropeçaram, será que eles caíram para nunca mais se levantarem? É claro que não! Mas, porque eles pecaram, a salvação veio para os gentios, para fazer com que os judeus ficassem com ciúmes deles.

O pecado dos judeus trouxe grandes bênçãos para o mundo, e a sua pobreza espiritual trouxe ricas bênçãos para os gentios. Então, quando se completar o número de judeus que voltarão para o Pai, as bênçãos serão muito maiores ainda.

Agora estou falando a vocês que não são judeus. Enquanto eu for o apóstolo dos gentios, terei orgulho do meu trabalho.

Talvez eu possa fazer com que os que são da minha própria raça fiquem com ciúmes, e assim seja possível salvar alguns deles.

Porque, quando os judeus foram rejeitados, o resto do mundo se tornou amigo do Criador. O que acontecerá então quando eles forem aceitos? Os que estiverem mortos receberão a vida!

Pois, se o primeiro pão assado depois da colheita é dedicado ao Pai, isso quer dizer que todos os outros pães também são dedicados a ele. E, se as raízes de uma árvore são oferecidas ao Criador, os galhos também são dele.

Alguns galhos da oliveira cultivada foram quebrados, e um galho de oliveira brava foi enxertado nela. Pois vocês, os gentios, são como aquela oliveira brava e agora tomam parte na força e na riqueza espiritual dos judeus.

Portanto, vocês não devem desprezar os galhos que foram quebrados. Como é que vocês podem estar orgulhosos? Vocês são somente galhos. Não são vocês que sustentam a raiz — é a raiz que sustenta vocês.

Porém vocês dirão: “Sim, mas os galhos foram quebrados a fim de darem lugar para nós”.

Isso é verdade. Mas lembrem de que eles foram quebrados porque não creram; no entanto vocês continuam na oliveira porque creem. E não tenham orgulho disso; pelo contrário, tenham medo.

Se o Pai não deixou de castigar os judeus, que são como galhos naturais, vocês acham que ele vai deixar de castigar vocês?

Vejam como o Criador é bom e também é duro. Ele é duro para os que caíram e bom para vocês, se continuarem sempre confiando na bondade dele. Se não, vocês também serão cortados.

E, se os judeus abandonarem a sua descrença, serão enxertados na oliveira cultivada, pois o Criador pode enxertá-los de novo.

Vocês, os gentios, são como aquele galho de oliveira brava que foi cortado e enxertado, contra a natureza, na oliveira cultivada. Os judeus são como essa oliveira cultivada. Portanto, para o Pai será muito mais fácil enxertar de novo, na própria árvore deles, esses galhos quebrados.

Meus irmãos, quero que vocês conheçam uma verdade secreta para que não pensem que são muito sábios. A verdade é esta: A teimosia do povo de Israel não durará para sempre, mas somente até que o número completo de gentios venha para o Pai.

É assim que todo o povo de Israel será salvo. Como dizem as Escrituras: “O Redentor virá de Sião e tirará toda a maldade dos descendentes de Jacó”.

Eu, o Pai, farei esta aliança com eles, quando tirar os seus pecados.”

Os judeus rejeitaram o evangelho e por isso são inimigos do Criador, para o bem de vocês, os gentios. Mas, pela escolha do Criador, eles são amigos dele, por causa dos patriarcas.

Porque o Criador não muda de ideia a respeito de quem ele escolhe e abençoa.

Mas no passado vocês, que não são judeus, desobedeceram ao Pai. Porém agora vocês receberam a misericórdia do Altíssimo por causa da desobediência dos judeus.

Leia as Escrituras.